PIRATARIA é Bela e Moral?

Ou um MAL NECESSÁRIO?

Hoje é dia da gente trocar ideia sobre um assunto cabeludo, que por bem ou por mal faz parte da nossa vida.

Semana passada abri uma enquete na aba comunidade, perguntando o que você pensa sobre pirataria e vocês votaram muito, mais de 5 mil votos, e muitos comentários.

A primeira coisa que a gente tem que entender é o que é pirataria. No contexto dos games, pirataria é o uso ou a reprodução não autorizada do trabalho de alguém, o que na prática significa copiar, sem pagar por isso.

Quem é que nunca pirateou alguma coisinha na vida. Um windows? Um Game? Uma Música? Um filme ou série? Um torrentizinho, uma gatonet, nada? Nadinha mesmo?

Se você é aquela pessoa que nunca fez uso de uma cópia não comprada, saiba que você é uma espécie rara, digna de estudos científicos.

Aqui, tudo é mais difícil.

Porque para nós que vivemos no Brasil, qualquer coisa relacionada a tecnologia é um problema. A combinação de baixo poder aquisitivo, com preços altos, e até mesmo a falta de acesso às coisas, é um terreno muito fértil para pirataria.

Pirataria é algo que existe no mundo todo, não é um problema local nosso, mas aqui a pirataria foi institucionalizada e de certa forma legalizada, durante a década de 70, por algo que se chamava lei de reserva de mercado.

Essa lei basicamente permitia que tecnologia estrangeira fosse copiada e vendida de forma legal em qualquer loja brasileira, usando uma técnica chamada engenharia reversa.. Se você quer saber dessa história em detalhes, já tem vídeo no canal sobre esse assunto.

Fato é que mesmo depois que a lei de reserva de mercado passou, a cultura da pirataria ficou, e embora não seja mais legal do ponto de vista da lei, ainda assim é uma das formas de consumo mais populares do multiverso, e não é difícil entender porque é assim.

Na enquete eu perguntei se a pirataria era bela e moral, um mal necessário ou totalmente errada, e a maioria considera pirataria como um mal necessário com 78% dos 5 mil votos, e rolou um empate técnico entre bela e moral e totalmente errada.

👉 Pirataria é bela e moral continua no Youtube!

Por Ed Topzero

Eu não sou um jornalista, nem um documentarista. Sou um nerd tetudo que sabe que videogame é uma das melhores coisas da vida.