O que esperar de Matrix Ressurections?

SEM SPOILERS!

Assisti Matrix Ressurections e achei que não é o filme que os fãs de Matrix queriam assistir. Quer dizer que é um filme ruim? Não, mas não é uma capsula nem azul, nem vermelha, quem sabe uma lilás.

Tem vários pontos positivos e tem várias coisas faltando. A primeira coisa que a gente tem que ter em mente é que essa é continuação de uma saga que começou em 1999. Literalmente outros tempos. Duas décadas são suficientes para mudar o que é aceito culturalmente, e claro que isso reflete diretamente nos filmes.

Como não vou dar spoilers aqui, digo que para curtir o filme pelo filme, é preciso ajustar as expectativas. O primeiro Matrix foi um divisor de águas, na forma de contar a história, mas especialmente visualmente e nos efeitos especiais.

Esse novo Matrix recicla tudo que foi feito antes, e continua sendo muito bonito visualmente, porém perdeu aquele ar de produção épica. Até mesmo porque assistimos trocentos filmes que usaram todos os efeitos de Matrix a exaustão nesse intervalo de quase duas décadas. Nesse aspecto, novidade é nenhuma.

Mas e a história? O primeiro Matrix foi um filme muito intenso. Tudo parecia que estava acontecendo no nível hard o tempo todo. Matrix Ressurections tem momentos de ação, mas de forma geral desacelera tudo, e tenta explorar um outro lado de contar histórias, que é fazer você pensar ao invés de apenas digerir o que acontece na tela.

Isso é uma coisa boa, na dose certa. Ressurections exagerou na confusão interna dos personagens, e ficou com um ritmo muito mais lento do que precisava ser. Eu gostei muito da trama e da forma que o filme explica o que aconteceu depois do final da trilogia original.

A continuidade ficou massa, e o envelhecimento dos atores foi desenvolvido dentro do contexto da história, e ficou bem melhor do que eu imaginava. A Trinity continua linda, no entanto o Neo tá com a cara total de John Wick, que é uma outra saga que eu gosto muito, mas no Neo esse visual não combinou.

Não assista Matrix Ressurections esperando aquele Matrix épico de 1999, que certamente você vai se decepcionar. Assista como um filme que tenta ser mais cabeça, e menos ação e intensidade. Claramente é um filme que foi produzido com um orçamento muito menor, mas que entrega bastante.

Não merece nota 10, mas também não merece nota 5, ou ser chamado de lixo como vi alguns chamando 🤣 Com certeza não é lixo. Tem muitas referências que quem é fã de Matrix vai curtir. Poderia ser mais enxuto, tem quase 2h30 de filme. Se tivesse uma hora a menos, teria menos água no feijão, e seria mais saboroso.

Mas valeu muito rever Neo Wick, Trinity e tantos outros mais uma vez.

Por Ed Topzero

Eu não sou um jornalista, nem um documentarista. Sou um nerd tetudo que sabe que videogame é uma das melhores coisas da vida.