Chuck CRIOU o Coração do Nintendinho (MOS 6502)

e NÃO RECEBEU Pelo Trampo!

MOS 6502 é um microprocessador, é o coração que bate por dentro do Nintendinho.

É difícil medir o tamanho da importância do Nintendinho, mas dá para dizer que ele foi a pedra fundamental para toda indústria moderna dos videogames.

Foi o Nintendinho que escancarou as portas do mercado até se transformar em um negócio multimilionário, um império videogamístico.

E se eu te dissesse, que por muito pouco, esse império poderia não ter existido? E só existiu graças ao desespero de uma unidade humana chamada Chuck.

MOS 6502, um Microprocessador de baixo custo

Nintendinho, Atari 2600, Commodore 64, Apple II são apenas alguns dos diversos produtos construídos ao redor do processador MOS 6502.

Assim como o Z80, o MOS 6502 é um processador de baixo custo, que nasceu na base da contrariedade.

Foi fruto de um esforço muito grande, de pessoas indo na contramão das grandes empresas de componentes eletrônicos da época.

MOS 6502
O Coração do NES, o MOS 6502

Para o MOS 6502 existir e um dia ir parar dentro de um Nintendinho, foi necessário uma sequência de eventos tão improvável, que parece uma obra de pura ficção, mas não é.

Hoje é comum ter um, ou até mais de um computador em casa, ou até na palma da mão. Computadores estão tão integrados nas vidas das pessoas, que é até difícil imaginar como era a vida antes deles.

Mas antes dessa integração acontecer, no começo de tudo, a indústria acreditava que computadores eram produtos apenas para o mundo corporativo, para grandes empresas, fábricas e coisas assim.

Vídeogames não existiam

Um período que videogames mal existiam e que os produtos altamente tecnológicos, que as pessoas comuns tinham em casa, praticamente se limitavam às calculadoras domésticas.

Computadores eram gigantes, caríssimos, e de difícil acesso. Isso tudo começou a mudar, com a chegada dos microprocessadores, um processo de fabricação revolucionário, criado pelo italiano Federico Faggin.

Federico-Faggin
Federico Faggin, criador do Z80

Essa parte da história eu conto em detalhes no vídeo sobre o z80, que está no card e no comentário fixado para você assistir.

O herói da história de hoje, é outro. Ele se chama Chuck, também conhecido como Charles Peddles.

A Corrida Espacial

Na década de 60, Chuck trabalhava como engenheiro na General Electronics.

Anos 60 foi a época da corrida espacial. Sony x Microsoft, Sega x Nintendo, não é nada perto da rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética, para ver quem conquistava o espaço primeiro.

Chuck era uma das mentes brilhantes envolvidas na corrida espacial, foi assim que ele entrou em contato com o mundo da computação, criando sistemas para controlar, satélites e mísseis de longo alcance.

Quando não estava com a cabeça no espaço, Chuck focava seus pensamentos em como melhorar o que acontecia aqui na terra.

✨👉A História do MOS 6502 continua no Youtube!

Por Ed Topzero

Eu não sou um jornalista, nem um documentarista. Sou um nerd tetudo que sabe que videogame é uma das melhores coisas da vida.