A Origem CLANDESTINA de Super Smash Bros!

O Jogo NÃO AUTORIZADO pela Nintendo 😲

Em 99 o coro já estava comendo fazia tempo nos jogos de luta. 

Pensa em fatal fury, em KOF, em Street Fighter, em mortal kombat e em samurai shodown. Só que a Nintendo se recusava a entrar nessa briga. 

Talvez por achar que ver Mario espancando o Link, ou o Kirby dando uma surra na Samus não fosse algo que os fãs da Nintendo estivessem interessado em ver.

Porque ela achava que sua base de fãs, acostumada com a fofura das franquias nintendianas, não se interessariam pelo tipo de violência gratuita e competitiva que jogos de luta costumam oferecer.

Se dependesse apenas da Nintendo, Super Smash Bros no Nintendo 64 não existiria. Mas a gente sabe que esse jogo não só existe, como se transformou em uma franquia das mais bem sucedidas de todo catálogo de games da Nintendo.

Isso prova que o desejo da galera em ver Mario, Donkey Kong, Link, Samus, Yoshi, Kirby, Fox, Pikachu, Luigi, Jigglypuff, Capitão Falcon e o Ness se espancando para ver que é o melhor, era muito grande.

E onde tem desejo tem dinheiro, e onde tem dinheiro a Nintendo chega mais rápido que o Sonic.

Super Smash Bros foi publicado pela Nintendo, mas foi desenvolvido pela Hal Laboratory, um dos estúdios de desenvolvimento second party. Second Party é um termo dado a  um estúdio que nasceu fora da empresa, mas que faz parte da família, aquele famoso agregado.

Antes de ser unha e carne com a Nintendo A Hal Laboratory começou sua vida como desenvolvedora de games fazendo jogos para o MSX e para o Commodore VIC. Esses jogos do comecinho da Hal, são títulos que a gente não costuma se lembrar muito. 

Jogos como Rollerbal e Eggerland Mystery. Mas eventualmente a Hal começou a desenvolver para o Famicom da Nintendo, e esse foi um ponto de virada na sua história.

Porque essa parceria entre Hal e Nintendo nasceu em um momento em que a Nintendo precisava desesperadamente de jogos para o Famicom.

O Famiconzinho voava das prateleiras das lojas, e a Nintendo não dava conta de produzir games para ele sozinha. A Hal Laboratory ajudou a tapar esse buraco e a partir de 84 desenvolveu muitos títulos para o sistema de 8-bit da Nintendo. E nesse processo acabou ganhando um caminhão de boa vontade.

👉A história de Super Smash Bros, continua no Youtube!

Por Ed Topzero

Eu não sou um jornalista, nem um documentarista. Sou um nerd tetudo que sabe que videogame é uma das melhores coisas da vida.