SEGA 64X, A Lenda do é REAL!

O SEGA 64X é uma história complexa

Ela envolve uma empresa muito famosa, uma outra que você nunca ouviu falar, um acessório insano (Sega 64x), um jogo importante cancelado, e claro como tudo que envolve a Sega, muita confusão.

Tem duas coisas que a gente pode ter certeza na vida, de que a origem das lendas são coisas que aconteceram de verdade, e de que a Sega quando estava envolvida no mercado de consoles não tinha preguiça.

Em poucos anos ela criou tantos produtos que outras empresas levariam mais de uma década para produzir.

Já adianto, essa imagem é fake.

Adeus Gráficos 2D

Quando o Saturn começou a ser concebido pelos Deuses da engenharia da Sega, o objetivo era fazer uma máquina que fosse destruidora nos gráficos 2d, e que mandasse bem também nos gráficos poligonais.

Se o Saturn dependesse apenas dos gráficos 2d para ser um sucesso, a vida dele teria sido muito mais fácil.

Mas esse não foi o caso. O Saturn precisava também ser no mínimo tão bom quanto a concorrência nos gráficos poligonais, e o tempo se encarregou de mostrar que ele não era.

Percebendo que o seu console novinho em folha precisaria de um boost de poder pelo meio do caminho, a Sega passou a ter pensamentos estranhos.

A Maldição dos Add Ons

Então ela considerou reviver uma das suas ideias mais sombrias de todos os tempos. 

Ela considerou trazer de volta à vida, o conceito de um módulo que adiciona poder a um hardware existente.

O famigerado e predestinado ao fracasso, add on.

Quando uma ideia dá certo, é normal tentar repeti-la, para ver se dá certo de novo.

Mas no entanto, quando dá errado, quem é que ia querer reviver uma ideia assim? A Sega claro.

MegaZord

Lembra do Power Base? Foi um addon para o megadrive que agregava a capacidade de rodar quase todos os games do Master System.

Esse funcionou bem, porque trazia algo antigo, algo já existente para ser desfrutado novamente, ninguém perdia nada.

Mas add ons que alteram o hardware vigente, quase sempre dá ruim, porque dividem a base instalada de jogadores e acabam criam confusão mental e comercial em todo mundo envolvido.

O 32x foi o caso mais evidente disso, e não tem como falar do 64x, sem entender o que foi 32x.

Titanic

Para a Sega, o 32x foi como fazer a viagem inaugural do Titanic. Parecia uma boa ideia, até o navio entrar no alto mar.

A razão da existência de um produto como o 32x, é mostrar para as futuras gerações, como uma empresa não deve ser gerida. É como se fosse uma lição de vida.

A ideia do 32x era dar uma vida extra e turbinada para o exausto e veterano mega drive.

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Por Ed Topzero

Eu não sou um jornalista, nem um documentarista. Sou um nerd tetudo que sabe que videogame é uma das melhores coisas da vida.