Jogos abandonados

Por que tantos jogos abandonados? Quais jogos devem voltar?

Você já parou para se perguntar por que tem tantos jogos e franquias que foram completamente abandonados pelos seus criadores?

Quando um jogo é desgracento de ruim é mais fácil de entender, mas é quando o jogo não é fedido, por que ele vai parar no limbo?

Videogames fazem parte das nossas vidas

Qualquer que seja o jogo, quanto mais a gente joga, mais apegados ficamos, mais queremos jogar, mas uma hora esse jogo acaba. E podemos jogar de novo, destravar personagens, descobrir os segredos, mas não tem jeito e uma hora não vai ter mais o que fazer, e aí queremos algo novo, queremos uma continuação.

E quando vem a continuação, aí é uma festa. Se o jogo agradar, o ciclo de jogar, se apegar e querer jogar mais continua. Mas e quando a continuação não vem? Quando aquele jogo que a gente gosta tanto é abandonado pelo criador e vai parar no universo cinzento do esquecimento. Por que que isso acontece? Por que os jogos são abandonados pelos seus criadores?

Não tem explicação simples

Não existe uma única resposta para essa pergunta, mas existem muitos fatores diferentes para entender por que isso acontece.

A explicação mais simples é que jogos são produtos comerciais, são criados para fazer um grana. Um criador ou uma desenvolvedora gasta um trocado aí para produzir um jogo e espera que ele venda e não apenas se pague, mas que gere lucro.

E tem que ser um lucro daqueles com bastante sobrepeso, o suficiente para motivar o criador ou desenvolvedora para querer fazer outro jogo. E se o jogo for fedido e der preju, aí é quase impossível dele voltar. Mas e quando o jogo é um sucesso, faz grana e mesmo assim não volta?

A febre dos ninjas

A treta é que jogos são muito mais do que simples produtos comerciais. Jogos estão diretamente ligados ao tempo, a cultura, as modinhas e a tecnologia de momento específico. E cultura, modinha e tecnologia mudam o tempo todo. É por isso em certos momentos vemos uma verdadeira avalanche de jogos do mesmo gênero ou com o mesmo tema, e depois a maioria, ou até todos desaparecem.

Às vezes um jogo faz sucesso e surgem um monte de jogos em seguida para pegar carona nele. Por exemplo durante os anos 80 os ninjas invadiram o cinema, e não demorou começou a aparecer jogo de ninja de tudo que é jeito.

Ninja gaiden, Dragon Ninja, Ninja Warriors, Ninja Kid, Shadow Warriors, Shinobi e Shadow Dancer. Tem muito jogo bom nesse meio aí que não teve sequência, porque quando a febre ninja passou, o tema ninja foi abandonado. 

E é natural que isso aconteça, muitos jogos com um tema parecido ao mesmo tempo, a galera enjoa, e às vezes os criadores entendem que a galera não quer mais jogos assim e abandonam o tema para investir em outra coisa.

Assista a história completa no Youtube

Canal Aperte Start conta histórias sobre videogames, novos vídeos aos domingos, só vem!

Para sugestões, dúvidas e outros assuntos, entre em contato.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email