Por que Streets of Rage 4 demorou tanto?

No dia 30 de abril de 2020 aconteceu uma coisa muito especial para todo mundo que jogou videogame durante a década de 90: Um novo jogo da franquia Streets of Rage.

Depois de Streets of Rage 3 em 1994 a franquia foi completamente abandonada pela Sega, e a grande pergunta é que aconteceu? Juntos vamos conhecer o novo Streets of Rage 4, a origem da franquia, o que aconteceu no meio do caminho e muito mais, e vai ser agora, só vem!

Uma obra de arte

Esse é o Streets of Rage 4. Um jogo incrível, muito melhor do que eu podia imaginar que ia ficar, é um trabalho TOPZERA da Lizardclube, da crush guard games que foi publicado pela dotemu. Esse não era nem o post que eu ia fazer para esse domingo, mas o pessoal da Masamune me cedeu uma chave do jogo e eu gostei tanto dele que tive que mudar os planos.

Mas para entender como temos essa obra prima em nossas mãos hoje, bora viajar no tempo para o começo da década de 90.

Streets of Rage é um beat’n’up de scroll lateral, um jogo de briga de rua, que você tem que descer a porrada geral. Esse tipo de jogo foi rei nos arcades durante praticamente toda década de 90.

A missão de Sega

Sempre lembramos dos jogos que ficaram mais famosos como Double Dragon ou Final Fight da Capcom, mas um reinado não é feito com apenas dois jogos, e praticamente toda desenvolvedora de jogos de arcade dos anos 90 fez um ou vários jogos desse gênero.

A própria Sega que era muito forte no arcade em 1989 lançou o Golden Axe, um beat’n up com uma pegada mais medieval, no embalo de conan o bárbaro. Mas nessa época a Sega estava tentando diversificar os seus negócios e lutava para conseguir espaço no mercado de consoles domésticos. E o Mega Drive era a sua melhor e mais promissora aposta até aquele momento.

A missão da Sega não era fácil, especialmente porque havia uma grande dificuldade em conseguir suporte de estúdios de desenvolvimento de jogos terceirizados, que quase sem exceção eram dominados e monopolizados pela nintendo que usava e abusava de contratos de exclusividade.

Assista a história completa no Youtube

Canal Aperte Start conta histórias sobre videogames, novos vídeos aos domingos, só vem!

Para sugestões, dúvidas e outros assuntos, entre em contato.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email