Por que não tem Street Fighter no N64?

Por que o N64 não teve Street Fighter? Nintendo 64 é ruim no 2D?

Antes de tudo, para entender porque não tem nenhum jogo da franquia Street Fighter no Nintendo 64, antes é preciso compreender algumas coisas. Como era o mundo dos videogames na era do Nintendo 64, para onde estava indo a indústria?

Como funcionava o Nintendo 64? O que a Capcom estava fazendo naquela época? E no vídeo de hoje, juntos vamos descobrir tudo isso e muito mais, e vai ser agora, só vem.

Chegou Atrasado

O Nintendo 64 chegou na quinta geração de videogames bastante atrasado. Ele foi lançado em junho de 1996 no japão, e em setembro desse mesmo ano nos estados unidos. Seus principais concorrentes, o estreante Playstation da Sony e o Saturn da veterana Sega já estavam a quase dois anos no mercado, quando o N64 finalmente chegou.

Nesse sentido, chegou chegando apostando na escolha de cartuchos como mídia para seus jogos ao mesmo tempo que apostava em um hardware desenvolvido em parceria com a Silicon Graphics, que prometia ser trazer o mundo dos gráficos 3d poligonais para os videogames como jamais havia sido feito antes, uma bela cutucada da Nintendo nos concorrentes Playstation e Saturn.

O problema com Cartuchos

Eu particularmente adoro cartuchos. Espetar um cartucho no videogame e começar a jogar imediatamente, sem ter esperar por longos carregamentos não tem preço. Quer dizer, na verdade tem um preço sim, carrega rápido mas é muito mais caro de produzir e tem capacidade bastante reduzida em comparação aos cds por exemplo.

Seja como fo, a Nintendo era a única fornecedora de cartuchos para o Nintendo 64 e cobrava uma nota preta dos desenvolvedores, eu te conto isso porque o custo dos cartuchos é um dos muitos fatores que pesaram para não ter nenhum jogo da franquia Street Fighter no Nintendo 64. E mais tarde eu volto nesse assunto dos cartuchos.

Um ponto importante na quinta geração de videogames, é que os jogos que usavam sprites e imagens como planos de fundo, cederam seu lugar para os gráficos baseados em polígonos.  A Silicon Graphics era a maior especialista em gráficos poligonais daquela época, e o Nintendo 64 foi pensado para ser um videogame especialista em gerar gráficos poligonais em tempo real desde o ínicio.

Assista a história completa no Youtube

Canal Aperte Start conta histórias sobre videogames, novos vídeos aos domingos, só vem!

Para sugestões, dúvidas e outros assuntos, entre em contato.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email