Episódios

Ikari Warriors no arcade, o jogo de ação e guerra da SNK

Ikari Warriors

Ikari Warriors é um jogo de uma empresa japonesa chamada SNK que fez muitos jogos para o arcade, e que hoje é bem reconhecida por causa do Neo Geo, famoso pelos jogos luta. Difícil não ter pelo menos ouvido falar de fatal fury, king of fighters, samurai shodown. Mas antes de ter esse legado dos jogos de luta, a SNK fez muitos jogos de todo tipo.

Aproveitando o embalo dos filmes de guerra da década de 80 como o Rambo do Silvester Stalonne, em 1986 a SNK lançou Ikari Warriors um jogo do gênero run’n gun que traduzindo ao pé da letra quer dizer um jogo de correr e atirar, que fez bastante sucesso por dois motivos, obviamente pegou carona na fama do Rambo para o visual do personagem e fez uso de um controle diferente, um controle de rotação que possibilita o personagem andar em uma direção e atirar em outra. Pode parecer confuso, mas já explico. Nos controles modernos é comum o uso de dois direcionais para jogar, mas em 1986 isso praticamente não existia, os jogos tinham um direcional e com sorte dois botões. E se o teu personagem tava andando para a direita, ia atirar para a direita. Com o controle de rotação você podia andar para a direita e atirar para a esquerda, o que mudava completamente a forma de jogar.

Controle diferente

Ikari Warriors não foi o primeiro a fazer uso do controle de rotação, mas foi o primeiro a fazer sucesso, especialmente nos estados unidos. E controles a parte, Ikari Warriors é um jogo de ação bem divertido. O objetivo é atravessar a selva para salvar o coronel Kawasaki das mão dos neo nazistas. Em 1986 havia muitos jogos de guerra que foram no embalo do Commando da Capcom, e Ikari Warriors é um daqueles casos que pegou a fama no embalo  mas melhorou tudo que podia. O jogo não tem fases exatamente, é um mapa contínuo que você vai avançando e de tempos em tempos chega uma base bloqueando sua passagem, nessa hora a música do jogo muda indicando que vem chumbo grosso e inimigo para todo lado. 

O jogador tem duas armas, metralhadora e granadas. E um detalhe interessante é que a metranca fica na mão direita e as granadas na esquerda, e o jogador nunca atira para frente, e isso faz que você sempre tenha que manobrar pelo um pouco para atirar na direção que deseja. Você vai encontrar muitos power ups diferentes durante seu caminho, desde munição para a metralhadora e mais granadas, até itens especiais que vão aumentar o poder de alcance, frequência e danos dos tiros e explosões das granadas. Você também vai encontrar gasolina para os tanques, que é o veículo que você encontra algumas vezes pelo caminho durante o jogo, e quando você entra no tanque ele te dá imunidade aos tiros, mas quando a gasolina acaba ele explode e te leva junto  se você não for rápido o suficiente para escapar do raio de alcance da explosão.

Ikari Warriors tem bastante variedade de inimigos, passando por vários tipos de soldados, Mísseis teleguiados, minas terrestres, bases com cara feia, tanques e helicópteros. Os gráficos são muito bons para 1986, bem coloridos com sprites bem animadas e muitas explosões na tela. Não dá para falar que a música é sensacional, mas ela dá conta do recado, é aquele batida militar que combina com o tema do jogo, mas tem tanta coisa rolando na tela que você acaba não dando muita atenção para a trilha sonora. Além de tudo isso, Ikari warriors é um jogo para dois jogadores de forma cooperativa, ou seja ao mesmo tempo na tela detonando tudo que tiver direito. 

Como Ikari Warriors fez muito sucesso no fliperama, o jogo foi portado para praticamente  todos os videogames e computadores da época, passando pelo atari, nintendinho, amiga e msx entre muitos outros sistemas, e se você quiser jogar a versão do arcade de Ikari Warriors tem uma coletânea que saiu apenas no japão chamada SNK Arcade Classics zero para o PSP e o Playstation 2.

Ikari Warriors é um clássico dos jogos de guerra. E diz aí você já conhecia? Qual versão desse game você jogou?

E se quiser saber muito mais sobre videogame, siga o @apertestartoficial no instagram.