Episódios

Hagane é um dos jogos mais caros do Super Nintendo, por que será?

Você já reparou que tem jogos que assim do nada ganham status de lenda? Jogos de pouco um nenhum sucesso que se tornam super raros ( e caros) ? Hagane The final conflict  é um desses casos, e hoje tem quem pague fortunas por ele, mas será que tem motivo para isso, será raro de verdade? Hoje vamos descobrir os fatos e cada detalhe dessa história toda.

Hagane The final conflict é um jogo de super nintendo e super famicom que foi lançado em 1994, e esse já um detalhe importante porque em 1994 o super nintendo já estava no fim do seu ciclo de vida no mercado e nova geração de videogames já estava batendo na porta, a Sony com o playstation, a sega com o saturn. Ambos chegaram no mercado nesse mesmo ano. Com videogames da nova geração logo ali, era muito mais arriscado lançar jogos para o super nintendo. Certamente as projeções de vendas caiam bastante e baseado nisso menos cópias dos jogos eram produzidas. Então anota aí, primeiro fato, para um jogo ser raro, tem que ter poucas cópias dele. E quantas cópias de Hagane tem por aí? Um número preciso acho que ninguém sabe, mas provavelmente em torno de 20 mil ou menos. A tiragem foi baixa e além disso tem circunstâncias especiais nessa história, e vamos falar sobre isso daqui a pouco.

E esse jogo Hagane do que se trata? É bom pelo menos? Vamos lá, Hagane é um jogo plataforma de ação como muitos outros da mesma época. Hagane é o nome do ninja que você controla, um ninja cyborg, mais ou menos como no jogo da taito Ninja Warriors. Hagane mistura um pouco de shinobi, um pouco de ninja gaiden e até um pouco de strider. Então logo de cara já dá para perceber que tem bastante referências nele de jogos de qualidade, o que já é um bom sinal. Hagane quer vingança contra uma outra facção rival, essa é a história dele. É u  m jogo de gráficos interessantes, meio no estilo do japão antigo com uma pegada mais futurista. Tem boa variedade fases, de inimigos, de armas e golpes e chefões. As músicas tem uma pegada quase eletrônica e não é o forte do jogo, que é meio curto, mas diverte sem dúvida alguma. É um jogo legalzinho, é bom. Ele foi feito por uma empresa que eu nunca ouvi falar chamada CAproduction, não é um jogo nota 10, mas é um jogo com uma not a 7 honesta, que por sair muito tarde na vida do super nintendo, ninguém deu muita bola. Algumas revistas da época falaram bem do jogo, outras falaram mal, sinal de que o jogo era na melhor das hipóteses regular

Você se lembra da Blockbuster? Blockbuster foi uma rede de locadoras que ficou muito famosa nos estados unidos e inclusive aqui no Brasil. Era uma rede enorme, mais ou menos como o Mcdonalds é hoje, tinha uma em cada esquina. Eu ainda tenho a minha carteirinha dela aqui. Era locadora de filmes em fita VHS, mais tarde em DVDs e também alugava games. Eu não me lembro de ter encontrado aqui no Brasil uma blockbuster que alugava games, mas nos estados unidos isso era comum. A Blockbuster tem tudo a ver com o Hagane e eu já vou contar o por que.

Quando a Blockbuster estava no auge, a Nintendo fez um acordo com ela para a distribuir jogos supostamente exclusivos. Isso começou com jogos do nintendinho de 8-bit, passou pelo super nintendo e chegou até no nintendo 64. O detalhe é que esses jogos supostamente exclusivos estavam lá para serem locados, e não vendidos. Mas com o passar do tempo, esses exclusivos começaram a ser encontrados em outras lojas de videogames. A própria blockbuster depois de alugar um jogo por centenas e centenas de vezes, qdo o cartucho ficava velho e batido colocava ele pra venda. Por ninharia, aquilo era produto que ela não queria mais. Hagane foi um desses descartes. Então imagina que era muito difícil de encontrar uma cópia de Hagane com caixa e manual em bom estado sendo que ele era produto para locação e só era vendido quando estava no bagaço, depois de ter sido alugado e manuseado por centenas e centenas de pessoas. Mas é fato que existem cópias de hagane originais, com caixa e manual em bom ou ótimo estado desde aquela época. Como pode ser isso se o jogo era exclusivo da blockbuster? É uma história mal contada ou o jogo também estava a venda desde o princípio ou não era exclusivo da block buster.. Pode ser que a blockbuster tenha vendido jogos que estavam em bom estado que ninguém alugava mais. Lembra era final de geração, super nintendo já tava na últimas e o interesse nele também. Ou também pode ser que Hagane chegou em outras lojas pelo mercado cinza. E aí temos outro fato, se não existe demanda, mesmo um jogo com relativamente poucas cópias não tem porque custar caro. E de fato Hagane não custava caro, era vendido por $5 ou $10. Ninguém queria, era um jogo obscuro de qualidade mediana, lançado no fim da vida do super nintendo por uma empresa que também era obscura. E assim Hagane ficou durante muito tempo, jogo sem valor, que ninguém queria. Então o que foi que mudou?

Lá pelo começo dos anos 2000 a blockbuster que era uma gigante começou a ir para o buraco. O mercado de filmes e games mudou completamente, migrando para formato digital, os videogames também já haviam abandonado o formato de cartucho e copiar CDs e DVDs era algo bem fácil. O playstation 2 já estava iniciando seu domínio no mercado, e por mais sucesso que ele fizesse, ao mesmo tempo começou a aflorar nas pessoas um sentimento de nostalgia pelos jogos em cartuchos das gerações passadas. Nessa época a internet já estava estabelecida, buscar informações era muito mais fácil do que a seis anos atrás. E junto com a internet e a nostalgia, a demanda por jogos em cartucho que até então ninguém queria mais começou a crescer, e muito graças ao Youtube o colecionismo começou a crescer também. Em algum momento alguém pesquisou e encontrou a informação sobre os jogos exclusivos da blockbuster. E como em um passe de mágica, agora havia alguma demanda por esses exclusivos, incluindo o Hagane e vários outros jogos da mesma época.

Devido a esse aumento na demanda, o preço subiu, Hagane já custava entre $20 e $30, mas ainda assim muito pouca gente sabia de sua existência ou tinha interesse nele. Mas alguém com espírito especulador percebeu esse salto de preço, afinal de $5 para $30 é um aumento de seis vezes, e pensou que podia fazer dinheiro com isso. E aí o especulador passa a comprar toda cópia do jogo que encontra para retirar de circulação e reduzir a oferta. Com menos cópias aumenta a demanda e naturalmente o preço vai subir ainda mais. A próxima cópia de Hagane vai custar $60, depois $90, $120 e assim por diante. Um salto no tempo para 2019 e Hagane é um dos jogos mais caros do super nintendo. E o motivo? Nunca foi um jogo famoso ou espetacular ou que todo mundo queria ter. O motivo é pura especulação do mercado. Hagane virou um dos símbolos de status dos colecionadores mais exigentes, custando desde 3, 4 mil reais ou mais aqui no Brasil. Quem tem Hagane é  uma pessoa melhor, um ser humano diferenciado, automaticamente digno de respeito por todos e obviamente você precisa ter esse jogo na sua coleção, afinal status não tem preço. Pelo menos é com esse apelo emocional de quinta categoria que os especuladores de plantão estão contando para empurrar um preço absurdamente alto para você. Infelizmente essa é a nossa realidade e não tem nada que possamos fazer a respeito. Ou será que tem?

Às vezes a melhor coisa para se fazer, é não fazer nada. Simplesmente não compre. Cada um que comprar o Hagane nesse faixa de preço, só vai fazer o preço subir. Deixa encalhar que o preço cai. Pode demorar, mas vai cair. Lembrando que Hagane saiu também na Europa e no Japão, ambas versões mais baratas. Por algum motivo existe uma idolatria pelos jogos americanos de super nintendo e você sabe né, idolatria é inimiga da razão, e comprar sem racionalidade é como rasgar dinheiro. Não rasgue seu dinheiro, não caia nessa. Quer muito o Hagane, mas muito mesmo? Compra uma japonesa, compra uma repro, joga no emulador. Mesmo que você tenha dinheiro sobrando para que você vai querer alimentar esse mercado da especulação e pagar mais caro por tudo? Bora jogar pagando menos, que é mais negócio. 

Tem videos toda terça, quinta e sábado, se curtiu deixa o like e comenta aí o que achou do Hagane, e se quiser muito mais videogame me siga no instagram no apertestartoficial, eu sou o ED, continuo resfriado  e o aperte start é o canal de videogames, sem vergonha. Tchau.