Episódios

Dragon Ninja da Data East é ação e pancadaria no arcade dos anos 80

Dragon Ninja

Se tem um jogo que grita anos 80, esse jogo é o Bad Dudes vs Dragon Ninja ou simplesmente Dragon Ninja como ficou mais conhecido, lançado para o arcade em 1988 pela Data East.

Dragon Ninja é um beat’n up, um jogo de pancadaria e ação de scroll lateral que na forma de jogar me lembra um pouco o Shinobi da Sega. Mas as semelhanças param por aí. Deixa eu te fazer uma pergunta, você é uma pessoa barra pesada o suficiente para resgatar o presidente Ronnie? Eu espero que você seja por que é com essa mesma pergunta que o jogo começa. Dragon Ninja e o nome do vilão do jogo que sequestrou o presidente dos estados unidos, o Ronnie, que uma clara referência ao Ronald Reagan que foi presidente de verdade dos Estados Unidos entre os anos de 1981 e 1989.

Dragon Ninja é um jogo para um ou dois jogadores simultâneos na tela, o nome dos personagens são Blade e Striker, ambos trajando calças jeans super justas e camisetas regatas mostrando toda musculatura dos braços, um visual que era muito comum durante a década de 80. 

E você sabe né, quando o presidente dos estados unidos é sequestrado por um ninja, nada melhor que dois brigões de rua para executar o resgate de forma sutil e discreta. E jogo começa em uma Washington DC, a capital americana, tomada por ninjas de todos os lados. Dragon Ninja é um daqueles jogos que tem controles simples, mas que é bem gostoso de jogar. Você pula, dá soco alto, soco baixo, chute alto, chute baixo, dá voadora e também tem um golpe especial que é um soco super forte que sai quando você segura o botão de soco por algum tempo para acumular energia. E como arma não poderia faltar o nunchaku, que são dois bastões unidos por uma corrente, uma arma bem famosa nos filmes de karatê e kung-fu dos anos 80.

Na parte de baixo da tela está o marcador de vida que conforme você apanha ela diminui, mas pode ser recuperada tomando as latinhas de coca-cola que aparecem pelo caminho. E além dos ninjas você também luta contra o tempo, toda fase tem um cronômetro regressivo que se chegar a zero você perde uma vida, mas um dos itens do jogo é um relógio, que quando você pega te dá um tempo extra para completar a fase. No final de cada estágio tem um chefão, que no caso da primeira fase é um russo cuspidor de fogo chamado Karnov, que ganhou até seu próprio jogo e fez outras aparições em jogos da Data East. Mas por que tem um russo trabalhando com os ninjas? Tem coisas que só os anos 80 fazem por você.

Os inimigos do jogo são praticamente variações de 2 ou 3 ninjas diferentes, já os estágios são bem variados, você passa por nova york , por um caminhão de carga, por um trem, por uma floresta, por um esgoto até chegar na base secreta do Dragon Ninja em uma caverna para o confronto final. E se você vencer o Dragon Ninja terá o privilégio de dividir um hambúrguer com o presidente como recompensa pelos seus esforços. 

Dragon Ninja não à toa fez bastante sucesso no arcade. É um jogo muito bonito e gostoso de jogar, cheio de referências aos anos 80. Como por exemplo o grito de “I’m Bad” que seu personagem solta no final das fases homenageando o Michael Jackson. As músicas do jogo embora se repitam em algumas fases são ótimas, assim como as várias vozes digitalizadas que você ouve durante a pancadaria. Dragon Ninja carrega a alma dos anos 80 e é um jogo muito divertido que merece a sua atenção.

E se quiser saber muito mais sobre videogame, siga o @apertestartoficial no instagram.