Episódios

Back to the Passado:1982 com Marcus Garrett

Ficha Técnica

Data de lançamento:26/11/2018
Episódio: 70
Convidados: Marcus Vinicius Garrett Chiado
Link para o vídeo: https://youtu.be/yz6-7d4Zgbk

Roteiro

Quem é Marcus Vinicius Garrett Chiado? Ex-dono de locadora de games, candidato em potencial para a academia brasileira de letras, imitador de papai noel, homem, autor de documentários, revistas e capa de revista em alguns casos. Escreveu os livros 1983 o ano dos videogames, 1984 a revanche dos videogames e nem tudo isso é bem verdade, mas pera aí que ele tá me ligando agora….. fala Garrett…

Onde você estava em 1982? No brasil nossa seleção de futebol dos sonhos caia para a itália na copa do mundo, também demos adeus para Elis Regina, já no cinema tava passando ET, poltergeist e blade runner, que ano!! Na tv passava Caras e Caretas que mostrou o Michael J Fox para o mundo que mais tarde faria Back to the PA…Future. Mas e os videogames?

Zaxxon

Zaxxon é um jogo de navinha, talvez um dos primeiros jogos de navinha com visão isométrica. Isométrica quer dizer que o jogo é visto por cima, mas em um certo ângulo fixo que vai dar uma impressão de três dimensões. Eu conheci zaxxon primeiro no atari 2600, mas ele é um jogo de arcade e oferecia inovações de jogabilidade. Além da visão isométrica, Zaxxon tem um sistema de combustível, ou melhor de falta de combustível, acabou morreu. E também um sistema de altitude, a altura da sua nave que é medida pela sua sombra no chão, influencia diretamente por onde você pode passar e o que consegue destruir com os seus tiros. Zaxxon tem muitas fases, alguns chefões e os seus gráficos deixaram muita gente de queixo caído na época. É um jogo desenvolvido e publicado pela Sega e foi portado para muitos sistemas, um port bem famoso é o do colecovision, mas se você quiser jogar ele hoje, no PS2 tem o Sega Genesis Collection e para PS3 e x360 está no Sonic’s Ultimate Genesis Collection.

Pitfall

Viajar no tempo para 1982 e não falar de Pitfall seria um pecado imperdoável. Pitfall é um jogo de plataforma para o atari 2600 que mostrou para o mundo que o atari conseguia fazer jogos complexos e imersivos mesmo com todas suas limitações. É um jogo de aventura na selva, de caça ao tesouro, você vai ter que lidar com cobras, crocodilos e escorpiões e armadilhas em um mundo com 256 telas diferentes, tudo isso em um cartucho de apenas 4 kbytes. Pitfall é uma maravilha técnica, além de longo e complexo, tem gráficos belíssimos para o atari 2600 e até arrisca uma trilha sonora aqui e ali. Foi concebido por David Crane e publicado pela Activision e vendeu muito, mas muito mesmo, mais de 4 milhões de cópias. Foi um dos primeiros jogos de atari 2600 que me viciou, decorar a ordem das fases, os padrões dos inimigos, tentar chegar no final do mundo de pitfall era o objetivo de muitos daquela época, e eu sinceramente nem me lembro se consegui, só sei que pitfall é jogo que merece ser jogado por todo mundo que gosta de videogame.

ET

Coitadinho do ET. Culpado por muitos como o único responsável pelo crash dos videogames, por outros tido como o pior jogo do mundo. Mas será que é mesmo? Eu era criança, saindo do cinema fiquei sabendo que tinha um jogo do ET para o Atari, fiquei maluco para jogar. Peguei o jogo e não entendi nada do que era pra fazer. Era ET correndo, esticando pescoço, caindo em buracos e flutuando para sair deles, pegando balinhas e figindo de um inspetor de polícia, tudo isso para tentar voltar para casa. Eu não entendia nada, mas me diverti mesmo assim, o bonequinho parecia o ET, tinha musiquinha do filme, nunca pensei que fosse o pior jogo do mundo. E não penso até hoje, mas para ser justo é um jogo ruim, mal programado e inacabado na verdade. ET foi feito às pressas para honrar um contrato, um jogo de atari levava meses para ficar pronto, ET foi feito em poucas semanas. Aí nem um cara talentoso como Howard Scott Warshaw iria conseguir fazer milagre, e se um jogo ruim sozinho pudesse causar o crash da indústria, não haveria indústria, simples assim. ET é ruim sim, mas é um injustiçado.

Demon Attack

River Raid

Apertador Diário

Anteriormente em Back to the passado…Edson Godoy viajou para 1982 para proteger um segredo enquanto o General busca revelar a identidade do vigilante conhecido como jaguatiman, e muito videogame claro, links nos cards e na descrição, fique agora com mais um episódio de back to the passado.