A retrocompatibilidade nos videogames parte 2

A retrocompatiblidade nos videogames Parte 2

Retrocompatibilidade é um tema que eu já falei a respeito antes, e hoje vamos continuar explorando a história da retrocompatibilidade da sétima geração em diante até os dias atuais e vai ser agora, só vem!
Retrocompatibilidade significa ser compatível com aquilo que veio antes. E nos videogames ser retrocompatível na maioria dos casos acontece quando o novo videogame de uma empresa consegue rodar os jogos de videogames mais antigos dessa mesma empresa.

Xbox 360

A sétima geração de videogames começou em 2005, com a microsoft abrindo caminho com o sucessor do xbox, o xbox 360. Um videogame que soube se posicionar no mercado, se tornou extremamente popular e passou a maior parte de sétima geração de videogames a frente do seu maior rival o, Playstation 3.

Apesar do nome semelhante, o xbox 360 é um videogame completamente diferente do Xbox original. O Xbox original é baseado no processador Pentium 3 da Intel e com um chip gráfico baseado na placa gforce 3 da nvidia. É praticamente um PCzão mesmo, e não foi atoa que ele era um videogame grandão. 

Que mais uma evidência? Xbox leva esse nome por usar a tecnologia direct x para gerar seus gráficos poligonais, e o direct x é uma tecnologia que nasceu no sistema operacional windows, que é um sistema feito para rodar nos PCs.

Retrocompatibilidade por emulação

A retrocompatibilidade do xbox 360 com o xbox original não acontece por hardware, mas por emulação. Em 2005 quando o xbox 360 chegou ao mercado, ele ainda não tinha a retrocompatibilidade com o xbox, isso aconteceu em 2007 em uma atualização e partir daí o xbox 360 passou a rodar jogos do xbox original. A emulação é da hora, mas tem algumas limitações. Não são todos os jogos de xbox que vão rodar, tem uma lista de retrocompatibilidade e apenas os jogos dessa lista é que vão funfar. São mais de 400 jogos compatíveis, o xbox tem aproximadamente 1000 jogos, mais ou menos metade dos jogos do xbox vão rodar no xbox 360. E tem uma outra limitação que é de hardware, porque os jogos não rodam direto do seu disco, eles serão baixados para o HD do xbox360 e rodarão a partir de lá. O seu disco não é usado para jogar, ele serve basicamente apenas para dizer para o xbox 360 que você tem o jogo original.

Assista a história completa no Youtube

Canal Aperte Start conta histórias sobre videogames, novos vídeos aos domingos, só vem!

Para sugestões, dúvidas e outros assuntos, entre em contato.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email