Samurai Shodown Inovador!

A história completa de Samurai Shodown!

Samurai Shodown elevou a SNK para outro nível, um dos jogos mais bem sucedidos do Neo Geo, tanto em vendas quanto em popularidade.

No canal já falamos sobre o começo de Fatal Fury, sobre o começo de Art of Fighting e hoje é dia de falar sobre um jogo aclamado, que em 1993, elevou a SNK para outro nível, um dos jogos mais bem sucedidos do Neo Geo, tanto em vendas quanto em popularidade. Hoje é dia de falar sobre Samurai Shodown, juntos vamos descobrir como esse jogo foi feito, a sua história, curiosidade, os seus personagens e muito mais e vai ser agora, só vem!

Street Fighter 2 dominava

Porque quem entrava em um fliperama no começo dos anos 90 é certo que ia ter uma variedade de jogos de luta rolando. E se por acaso tivesse um só, um joguinho só, provavelmente seria o Street Fighter 2 da Capcom. Foi nessa época que o gênero de jogos de luta ficou super popular, e popularidade significa grana.

No entanto todas as desenvolvedoras queriam uma fatia desse segmento super lucrativo, e começaram a lançar seus jogos no gênero. Toda desenvolvedora queria ter o seu Street Fighter. E enquanto algumas desenvolvedoras acertaram a mão nas suas tentativas e criaram franquias que estão aí até hoje, a maioria não teve a mesma sorte. E muitos jogos de luta dessa época caíram no esquecimento. Era muito difícil competir contra um jogo que tinha praticamente tudo a seu favor.

 

Rivalidade com a Capcom

A SNK foi um das empresas que conseguiu rivalizar com a Capcom na disputa pelo mercado dos jogos de luta. Ela lançou jogos como Fatal Fury e Art of Fighting, e cada um desses deu origem a sua própria franquia de jogos. Era o momento mágico dos jogos de luta. Mas de certa forma, mesmo considerando as diferenças, o coração desses jogos seguia basicamente a mesma fórmula de briga de rua.

 

Então com uma fórmula que estava dando tão certo, será que havia espaço para algo diferente no gênero? Algo que ainda fosse um jogo competitivo de luta, mas que ao mesmo tempo desse novos ares para o gênero? Havia espaço para arriscar? Havia. Samurai Shodown foi o primeiro jogo de luta que eu vi que era baseado em armas ao invés de socos e chutes.

Assista a história completa no Youtube

Canal Aperte Start conta histórias sobre videogames, novos vídeos aos domingos, só vem!

Para sugestões, dúvidas e outros assuntos, entre em contato.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email