Qual seu videogame do coração?

A História das Gerações dos Videogames! Qual seu videogame do coração?

Os videogames começaram a entrar nas casas das pessoas durante a década de 70, e de lá para cá muita coisa mudou. Juntos vamos descobrir e relembrar a história das gerações dos videogames.

A primeira coisa que temos que entender antes de falar das gerações dos videogames é: afinal o que é uma geração de videogame?

O conceito de geracão

Uma geração de videogame é um daqueles conceitos que não tem apenas uma definição, e dependendo de para quem você perguntar, pode receber uma resposta diferente. Mas uma das coisas em comum entre respostas diferentes, é que uma geração representa um período de tempo, um ciclo de início, meio e fim.

 

No caso de um videogame, uma geração pode representar o ciclo de vida comercial de um determinado console, do momento que ele começa a ser fabricado, até que a linha de produção dele seja encerrada. Ou ainda até que o fabricante encerre o seu suporte para ele.

 

Em algum momento os desenvolvedores vão parar de fazer jogos para um console e as lojas vão parar de vender. Por exemplo, o playstation 2 da Sony encerrou a sua fabricação em 2012, mas a Sony continuou dando suporte para ele até setembro de 2018 e aí matou oficialmente o console.

Classificando videogames

cada console é lançado e encerrado em datas diferentes. Tem que haver outra forma de definir as gerações dos videogames que não dependa apenas do tempo. E tem mesmo, uma outra forma de fazer isso é agrupar os videogames por características comuns, como por exemplo capacidade técnica de hardware. Coisas que videogames diferentes conseguem fazer de formas parecidas.

 

Então se juntarmos dois critérios, um ciclo de tempo com características técnicas ou de hardware em comum, já dá para classificar a maioria dos videogames em gerações diferentes.

 

A maioria mas não todos, sempre tem casos que furam as regras ou que caem naquela zona cinzenta, que não é nem uma coisa nem outra. Mas é o que tem para hoje e dá para gente se virar com isso.

Assista a história completa no Youtube

Canal Aperte Start conta histórias sobre videogames, novos vídeos aos domingos, só vem!

Para sugestões, dúvidas e outros assuntos, entre em contato.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email